Sábado, 9 de Outubro de 2004

O JARDIM BOTÂNICO : Paraíba/ Brasil

JARDIM BOTÂNICO RECEBE TÍTULO DA UNESCO

O Jardim Botânico de João Pessoa, localizado às margens do trevo da Cidade Universitária, em João Pessoa, recebeu recentemente da Unesco e do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, devido vir cumprindo ao longo dos anos os seus objetivos relacionados ao meio ambiente.

Três requisitos básicos levaram o Jardim Botânico a receber o título: conservação da biodiversidade; programas de execução ambiental, e; ações de desenvolvimento sustentável.

O Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Cleyton Ferreira Lino fará a entrega formal do título ao Jardim Botânico, no próximo dia 30, durante a VI Jornada de Estudos e Debates sobre a Mata Atlântica do Nordeste, que acontecerá na capital. O secretário do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e Minerais da Paraíba, Francisco Franca(Chico Franca), representando o Governo do Estado, é quem receberá a comenda, uma vez que, o Jardim Botânico está vinculado à Semarh.

Segundo Boisbaudran Imperiano, coordenador do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o título de Posto Avançado concedido ao Jardim Botânico de João Pessoa, representa um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo Governo do Estado, visando evitar a depedração ambiental, hoje uma realidade em todo o país.

“O Jardim Botânico vem cumprindo os três objetivos do Programa Mundial de Reservas da Biosfera. Nada mais do que justo este reconhecimento”, afirmou o coordenador do Comitê Estadual da RBMA, Boisbaudran Imperiano.

Pesquis@doraJP



JARDIM BOTÂNICO.


O Jardim Botânico de João Pessoa recebeu título outorgado pelo programa “O Homem e a Biosfera” da Unesco.

O Jardim está classificado como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (Parma). Para tanto, a Unidade de Conservação, que tem 515 hectares de Mata Atlântica, vem desenvolvendo três funções básicas como a proteção da biodiversidade, o conhecimento científico e o desenvolvimento sustentável.

Este reconhecimento está sendo feito através do prêmio “Investing in Nature” patrocinado pelo banco HSBC e Botanic Garden Conservation International (BGCI), concedido ao projeto “Educação para Conservação de Espécies Nativas no Jardim Botânico de João Pessoa-Benjamim Maranhão”.

Para a execução do projeto educativo ações estão sendo feitas a exemplo da implantação do viveiro de produção de mudas nativas visando promover a recuperação de áreas degradadas no interior do JBBM, como também subsidiar a implantação dos corredores ecológicos, que deverão interligar os remanescentes de Mata Atlântica no Estado.

O gerente do JBBM, Márcio Aquino, ressaltou a importância do projeto para o restabelecimento do equilíbrio ecológico e promover a conservação e o conhecimento científico dos remanescentes. “O desenvolvimento em bases sustentáveis é outra função praticada através de sub-projetos voltados para melhoria da qualidade de vida das populações do entorno local, exercitando alternativas de geração de renda, através da capacitação em técnicas de jardinagem, formação de guias e produção de artesanato através da reutilização de material proveniente do próprio Jardim Botânico”, explicou.
Jardim Botânico de João Pessoa, passará a ser uma das atrações turísticas da Capital no plano diretor do turismo paraibano de 2005.

O Jardim que recebeu da Unesco e do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, é um modelo na conservação da biodiversidade; programas de execução ambiental, e ações de desenvolvimento sustentável

Segundo Boisbaudran Imperiano, coordenador do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o título de Posto Avançado concedido ao Jardim Botânico de João Pessoa, representa um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pelo Governo do Estado, visando evitar a depedração ambiental, hoje uma realidade em todo o País.

Como atração turística o Jardim terá uma grande visitação pelo público. Mas isto será controlado. Cerca de 12 guias de ecoturismo vão orientar os usuários, além de realizar um trabalho educativo com a população.
publicado por ppesquisadora às 07:29
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. João Pessoa - Paraíba / B...

. Tinhinha --- A Surfista d...

. Paraíba ----Brasil (Bar...

. Paraíba ----Brasil (Bar...

. PRAIA DE NUDISMO - PARAIB...

. PRAIA DE TAMBABA ---Parai...

. João Pessoa / Praia dos...

. João Pessoa (Capital da...

. Burj Al Arab

. Hotel mais caro do mundo

.arquivos

. Janeiro 2008

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Julho 2005

. Abril 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds