Domingo, 23 de Janeiro de 2005

CRIAÇÃO DO SEMI ÁRIDO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE

Presidente da República anuncia Instituto Semi-Árido
para Campina Grande e será cidadão campinense

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva será cidadão campinense. Para tanto, o presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, vereador Romero Rodrigues Veiga (PSDB), apresentou, projeto de lei concedendo ao chefe do Executivo, que visitou a Paraíba, o Título de Cidadania de Campina Grande, “como forma de agradecer o atendimento do pleito dos Poderes Legislativo e Executivo e outras representações para a instalação do Instituto do Semi-Árido neste município e outros benefícios”.

Disse que ao propor a Cidadania Campinense ao presidente Lula pretende “homenagear os nordestinos, que lutam na vida para alcançar o sucesso, enaltecendo as qualidades de uma pessoa humilde que conseguiu chegar ao mais alto posto na direção dos destinos de nosso Brasil, enfrentando dificuldades, mas alcançando êxito, quando transmite ao povo a esperança de dias melhores. E ao mesmo felicitar aqueles que promovem o desenvolvimento de Campina Grande, e da Paraíba, incluindo-se a implantação desse instituto”.

Origens

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em Garanhuns, Pernambuco, no dia 27 de outubro de 1945, data do registro da Certidão de Nascimento. Mas Lula prefere adotar a certeza da mãe, que garantiu que o filho veio ao mundo no dia 6 do mesmo mês. Lula é casado há 28 anos com Marisa Letícia Lula da Silva, sua segunda mulher. A primeira Maria de Lourdes da Silva morreu em 1970. O presidente tem cinco filhos: Marcos Cláudio, de 31 anos, Lurian, 29, Fábio Luiz, 28, Sandro Luiz, 23, e Luiz Cláudio, 17.

De uma família de lavradores pobres, Lula é um dos oito filhos de Aristides e Eurídice. A mãe é apontada como a pessoa que mais marcou sua infância. Quando Eurídice estava grávida de Lula, o pai deixou a família em Garanhuns para tentar a vida em Santos, São Paulo. Em 1956, dona Eurídice decidiu seguir o marido. Vendeu a terra que tinha, colocou a família num pau-de-arara e desceu rumo à cidade portuária. Em Santos, a decepção. Aristides tinha se casado novamente com uma prima da mãe de Lula. Lula diz que não pretendia virar o maior líder do movimento sindical brasileiro na segunda metade do século passado. Que muito menos cobiçava, nem em sonho, a cadeira de presidente. Queria ser jogador de futebol, e do Corinthians. Política? Detestou até os 22 anos. Em 1967, teve a certeza de que ficaria longe dos gramados quando um dos seus irmãos, José Ferreira, o Frei Chico, militante do PCB, o levou para o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, no Grande ABC. Lula já era empregado em uma fábrica na zona sul de São Paulo. Assumiu como suplente no sindicato.

Comissão

Uma comissão suprapartidária tendo à frente o governador Cássio Cunha Lima, o presidente da Câmara e outras autoridades entregaram ao presidente Lula o documento no qual reivindicavam, oficialmente, a instalação do empreendimento em Campina Grande, tendo o mesmo sido atendido prontamente pelo chefe da Nação, que se mostrou sensível ao apelo dos representantes paraibanos, e por reconhecer no município com toda a potencialidade para receber um benefício deste porte. Várias outras localidades também pleiteavam a instalação do instituto.

O documento foi gerado a partir de requerimento de autoria do vereador-presidente, quando o Poder Legislativo aprovou por unanimidade requerimento de número 1.603/2003, reivindicando a implementação deste benefício, e o encaminhamento das reivindicações ao chefe do Executivo brasileiro.

Autoridades reivindicam ao Presidente da República
a instalação do Instituto do Semi-Árido em Campina Grande

O governador Cássio Cunha Lima, o presidente da Câmara Municipal, vereador Romero Rodrigues, a prefeita Cozete Barbosa, e outras autoridades entregaram no dia 30 de outubro de 2003, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando de sua visita à Paraíba, documento solicitando, oficialmente, a implantação do Instituto do Semi-Árido em Campina Grande.

Os representantes da sociedade encaminharam o documento em nome da comunidade campinense e paraibana por extensão, à presidência da República, no sentido de determinar a implantação dessa instituição no município de forma plena.

O documento
No documento destaca-se que Campina Grande é um município serrano, de clima ameno, e população de aproximadamente 360 mil habitantes. Está localizada a 120 Km da capital da Paraíba - João Pessoa. É a cidade paraibana que mais cresce no interior nordestino. Destaca-se nas áreas de informática, serviços - saúde e educação - no comércio e indústria, sobretudo de calçados e têxtil, suas atividades econômicas principais. Sedia empresas de porte nacional e internacional. Detém estratégica localização geográfica em relação à eqüidistância dos mercados nordestinos e proximidade com os mercados internacionais. Conta com infra-estrutura de estradas, transportes (rodoviário, aéreo e ferroviário),
proximidade de dois portos Cabedelo e Suape, comunicações e energia elétrica.

O município conta com quatro distritos industriais, possuindo uma boa capacitação em nível médio e técnico. Conta com universidades públicas (Universidade Federal de Campina Grande e a Universidade Estadual da Paraíba com extensão na Escola Agrícola “Assis Chateaubriand”) e particulares como a FACISA e a U.V.A., com cursos nas áreas de humanas, exatas e saúde, pós-graduação, mantendo um qualitativo intercâmbio com universidades de Comunidade Européias e Norte-Americanas, garantindo um dos melhores pólos universitários do país e excelente exportador de bons profissionais para o mercado de trabalho.

A cidade possui uma boa capacitação em nível médio e técnico, por instituições especializadas como EMBRAPA, EMATER, EMEPA, SENAI, SENAC, Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado, Laboratório de Vestuário e a Escola Técnica Redentorista com opções de vários cursos técnicos, nas áreas da saúde e ciências exatas, informática, telecomunicações sendo um pólo de referencia internacional, com produção e desenvolvimento de softwares de reconhecimento mundial.

Infra-estrutura
Os empreendimentos são apoiados com infra-estrutura básica, incentivos fiscais e financeiros, além da implantação de importantes projetos nos ramos sócio–político-econômico. Campina Grande é hoje uma atuante presença no turismo, importando e exportando culturas e tecnologia em eventos de reconhecido porte no Brasil e no exterior.

A Câmara Municipal de Campina Grande se apresenta na condição de uma das Casas Legislativas mais atuantes do Brasil, que junto com as demais instituições do município, têm se destacado ao longo da História como uma verdadeira caixa de ressonância das causas sociais, estando à frente das mais importantes lutas populares na condição de representante legitimo do povo, portanto, defendemos a concretização do empreendimento ora solicitado.

Autoridades

O documento foi dirigido pelo governador Cássio Cunha Lima; presidente do Legislativo, Romero Rodrigues; presidente da Associação Comercial de Campina Grande, José Borges de Medeiros; presidenta da Confederação das CDLS da Paraíba, Zouraide Silveira; presidente da FIEP, Francisco Benevides Gadelha; reitor da UEPB, Sebastião Vieira; reitor da UFCG, Thompson Mariz; presidente da Associação Campinense de Imprensa, Fernando Soares; presidente da UCES, Fernando Jordão; diretor da EMBRAPA, Robério Ferreira dos Santos, dentre outros.

Outro pleito encaminhado ao presidente Lula, reivindicado por Rodrigues, com apoio unânime da Câmara Municipal, diz respeito ao pedido de liberação de verbas para a conclusão das obras conveniadas com o Estado e o Município em Campina Grande, a exemplo do Canal de Bodocongó, a duplicação da BR-230, a construção da adutora de Acauã.

Senado e Câmara votam a MP que cria o Instituto do Semi-Árido

O Insa será instalado na Paraíba, com sede em Campina, e vai coordenar diversos programas federais

A Medida Provisória que cria o Instituto Nacional do Semi-Árido (Insa) foi votada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O Insa será instalado na Paraíba e coordenará diversos órgãos e programas federais que atuam nas áreas de pesquisa e desenvolvimento social na região. A votação para a criação do Instituto acontecerá junto com outros seis projetos de resolução acertados pelos líderes partidários na Câmara dos Deputados, com urgência já aprovada na semana passada.

O Instituto Nacional do Semi-Árido tem como objetivo desenvolver prioritariamente pesquisas nas áreas de desenvolvimento de alimentos, melhoria do solo e convívio com a seca. O órgão vai trabalhar em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Banco do Nordeste e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que deverá ser recriada nos próximos meses.

O anúncio da instalação do Insa em Campina Grande foi feito pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 30 de outubro do ano passado, durante sua visita a Rainha da Borborema. Na ocasião, do anúncio estavam presentes o governador Cássio Cunha Lima e o ministro Roberto Amaral, de Ciências e Tecnologia, entre outras autoridades estaduais, municipais e federais.

Em recente audiência com o atual ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, o governador Cássio Cunha Lima conseguiu a garantia de que, até junho deste ano, o Instituto será instalado integralmente na Paraíba.

A instalação do Insa em Campina Grande foi uma luta pessoal do governador Cássio Cunha Lima, dos vereadores e demais autoridades quando mostrou-se ao presidente Lula, durante audiências, a importância da cidade por ser um Centro Tecnológico de referência na região.

Prefeita sanciona lei que concede terreno
A prefeita Cozete Barbosa sancionou a Lei 4.165, elaborada por Romero Rodrigues, vereador pelo PSDB, autorizando o Poder Público Municipal a conceder um terreno para a construção da sede do Instituto Nacional do Semi-Árido Nordestino - INSA, um projeto do Governo Federal para instalação em Campina Grande.

Apesar de sancionada a Lei, o terreno ainda não foi doado ao Instituto e não existe ainda nenhuma indicação neste sentido. O órgão pleiteado pela Câmara Municipal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal, está funcionando provisoriamente em um dos compartimentos da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado - Fapesq.
A secretária de Assuntos Jurídicos da Prefeitura Municipal, Francisca Carvalho, disse ser do interesse da prefeita Cozete Barbosa a edificação definitiva do INSA na cidade por ser um projeto federal de grande importância para a região nordestina. "Eu acredito que ela poderá fazer esta doação ainda neste governo", afirmou.

O INSA, por constituição do Ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, está com um novo comitê executivo para a implantação O comitê vem substituir o antigo onde figuravam nomes de representantes de vários estados brasileiros.
O novo grupo terá a seguinte composição: Manoel Dantas Vilar Filho, como presidente; Nilson de Brito Feitoza, diretor da Associação Técnico Científica da UFCG (Atecel), e Edgard Cavalcanti Pimenta Filho, professor da Universidade Federal da Paraíba.

A decisão do ministro foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 22 de abril de 2004. Segundo determinação do ministro, o novo comitê manterá suas atividades até a publicação da estrutura funcional do Insa, quando serão nomeados o diretor, o coordenador geral de geração de conhecimento e tecnologia e o coordenador geral de administração. A fase de implantação não deverá ultrapassar o período de um ano.

O Insa será uma rede de pesquisa que vai cobrir uma região de 912 mil metros quadrados em nove estados nordestinos. Além de organizar e difundir toda a produção científica brasileira sobre o Semi-árido, o Insa terá a responsabilidade de propor programas e subsidiar políticas públicas que minimizem os problemas provocados pela seca que atinge 22 milhões de pessoas na região.
publicado por ppesquisadora às 13:05
link | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Janeiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. João Pessoa - Paraíba / B...

. Tinhinha --- A Surfista d...

. Paraíba ----Brasil (Bar...

. Paraíba ----Brasil (Bar...

. PRAIA DE NUDISMO - PARAIB...

. PRAIA DE TAMBABA ---Parai...

. João Pessoa / Praia dos...

. João Pessoa (Capital da...

. Burj Al Arab

. Hotel mais caro do mundo

.arquivos

. Janeiro 2008

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Julho 2005

. Abril 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

. Agosto 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub